segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cocktail

HISTÓRIA BREVE DO COCKTAIL


Só na segunda metade do séc. XVIII o cocktail aparece na história das bebidas.
Afirma-se que apareceu na América, durante a independência, mas em circunstâncias ainda misteriosas.
Conta-se que tudo começou em 1779 quando um Irlandês de nome Flanagan abriu uma taberna em Georgetown, uma pequena cidade de Virgínia. Flanagan e a sua filha Betsy serviam aos seus clientes bebidas misturadas a que chamavam de «Bracer», o que significa, estimulante, revigorante. Nesse tempo Flanagan estava de muito más relações com o seu vizinho do lado, dono de um «batalhão» de galos de que muito se orgulhava. A velha rixa entre os dois agudizava-se de dia para dia. O inglês, vizinho de Flanagan, queixava-se do barulho que os ilustres clientes da taberna, faziam até altas horas da manhã. Estes, por sua vez, queixavam--se de serem acordados de madrugada pelos galos do inglês, e ameaçavam que lhes iriam torcer o pescoço.
Um dia, num jantar sumptuoso servido aos seus hóspedes, Flanagan e a filha decidiram sacrificar os galos do seu vizinho. Depois da refeição foram servidas as bebidas. Betsy tinha prometido uma surpresa para essa noite, e serviu os já famosos «Bracers» em copos decorados com plumas multicolores dos galos imolados. Esta surpresa de Betsy mereceu as maiores felicitações dos seus clientes que durante toda a noite foram reclamando mais Cocktail's (caudas de galo). A partir daí o «Bracer» passou a ser pedido apenas por «Cocktail».
Claro que são diversas as versões sobre a origem do Cocktail, e todas elas pretendem ser verdadeiras.
Esta é uma versão tão "verdadeira" como outra qualquer.

O QUE SÃO COCKTAILS ?!...


Os cocktails são bebidas misturadas e multicolores. Tecnicamente designa-se cocktail uma composição de bar, tipo short drink (bebida curta), cuja capitação obedeça a uma capacidade aproximada a 6 cl.


Os cocktails podem classificar-se em dois grupos:


Cocktails — Before Dinner ou Pré-Dinner (antes do jantar);


Cocktails — After Dinner (depois do jantar);


No grupo dos Before Dinner encontramos os cocktails mais secos ou meios secos, dependendo dos ingredientes utilizados que são regra geral aperitivos de ordem vínica, amargos, aguardentes e sumos.
Os After Dinner, tal como a designação nos diz, são procurados após as refeições. Na sua composição predominam as aguardentes, licores e natas.

Algumas regras de ouro sobre cocktails


*Evitar misturar no mesmo cocktail Whisky com Cognac ou Vodka com Rum, etc. Há limites, o gosto pode ser bom, mas é muito difícil de assimilar.
*No decurso de um aperitivo prolongado, evitar beber cock tails de base variada. Por exemplo, não beber um cocktail de Gin, depois um à base de Brandy e outro à base de Champanhe (o resultado pode ser uma refeição estragada).
*Normalmente um bom cocktail não tem mais do que três ele mentos: um espírito como base, um licor (no máximo dois) para aromatizar e um sumo de fruta ou natas. Também se utilizam xaropes para colorir e adoçar ligeiramente.
*Os sumos de frutas a utilizar devem ser naturais. Caso não seja possível usarem-se sumos naturais, dever-se-à ter o cuidado de escolher as marcas que tenham controlo de qualidade.
*Mantenha o equipamento em condições de higiene, um copo sujo e uma decoração pobre ou murcha não é de maneira nenhuma um atractivo.
*Use ingredientes de boa qualidade, o aroma da maioria dos cocktails é muito delicado. Produtos de fraca qualidade podem alterar-lhe o gosto! A fruta para decoração deve ser sempre da melhor qualidade.
*A maioria dos cocktails devem ser servidos em copos bem frios.
*O tamanho e cor das decorações devem ser o complemento do estilo de bebida que você criou ou confeccionou. Nunca exagerar em relação ao tamanho do copo usado.
*Prepare rodelas de laranja, limão, etc., com antecedência e mantenha-as no frigorífico.
*Nunca encha em demasia um copo, pois ao transportar fica sujeito a derramar para além da apresentação não ser famosa.
*Em cocktails cuja receita tenha refrigerantes ou águas gaseificadas nunca se deve bater em conjunto no shaker ou blender. As águas gaseificadas são para adicionar no fim.
*O cocktail depois de estar preparado deve ser imediatamente servido.

Sem comentários:

Enviar um comentário